Tuesday, December 17, 2013

Formatura de Tradutores Classe de 2013

por Milton L. Torres, PhD

Hoje é a sua formatura e meu primeiro conselho para vocês vem de minha paráfrase de Filipenses 3:13-14

Não estou dizendo que já sei tudo, que eu já cheguei lá. Mas estou a caminho. Decidi segurar a mão de Cristo. Não me entendam mal. Não me considero o sabichão, mas estou de olho no alvo que Deus me mostrou. Já entrei na corrida e não vou parar até chegar lá.

                Dizem que Einstein fez o discurso de formatura mais rápido da história. Ele se levantou e disse simplesmente: - Não tenho nada a dizer a não ser “boa sorte”. E, então, se sentou. Não quero bater esse record. Mas, como o tempo é breve, vou lhes dar dez rápidos conselhos:

10. Encarem a realidade. LARISSA, quando o alarme tocar às 6 da manhã, não é um pesadelo. É o seu trabalho!
9. Tomem decisões. LÊNIE, quando você chegar a uma encruzilhada na vida, um momento de decisão, não fique de braços cruzados. Escolha um caminho e siga-o até o fim.
8. Sejam diplomáticos. PAULO, quando seus pais perguntarem quando é que você vai se casar e ter a própria casa. Não se precipite. Seja evasivo. Mas saiba que, no dia de seu casamento, haverá uma FESTA.
7. Ouçam a voz da experiência. JOSY, você sabe que sempre vai poder contar com o UBA.
6. Não adiem as coisas. TATIANE, se você ainda não comprou os ingressos para a copa do mundo, agora não dá mais!
5. Sejam pacientes. GAZETA, espere pelo menos 24 horas até pedir mais dinheiro para seus pais.
4. Sejam bons cidadãos. Paguem seus impostos, votem e, MARA, sempre ganhe dos teologandos quando o assunto for grego ou latim.
3. Sejam francos. ÉVELIN, quando seus amigos perguntarem o que você vai fazer agora que se formou, diga a verdade: - Não tenho a menor ideia!
2. Sejam sucintos. JULIANA, quando alguém ficar elogiando sua inteligência ou talentos, simplesmente diga: EU ESTUDEI NO UNASP.
Ruflar de tambores...
1. Sejam os melhores. MARIÁH, você não será mais julgada por suas notas, mas por seu caráter, suas promessas, sua coragem e seu exemplo.

Esta formatura é importante para mim por três razões principais. Primeiro, considero esta formatura como a minha formatura também. Como vocês estou há quatro anos no UNASP. Em segundo lugar, faz exatamente trinta anos que me formei em minha primeira faculdade. Mas a principal razão por que esta formatura é importante para mim é que ela é a sua formatura, a formatura de alunos que aprendi a amar e respeitar. Ainda assim, a geração de vocês é diferente da minha. Dizem que vocês são a geração X. Os sociólogos fazem essa declaração com a intenção de dizer que a geração de vocês não se preocupa com o futuro. Mas eles estão errados, vocês são a geração X porque eXcelência se escreve com X!
                Meus últimos conselhos a vocês:
1. Cuidem do ambiente.
2. Nunca usem drogas, cigarros ou bebidas.
3. Sejam fiéis a Deus e à sua consciência.

4. Venham sempre nos visitar porque vamos morrer de saudades...

No comments: