Friday, October 05, 2012

Adventistas no Vestibular

por Milton L. Torres, PhD


Minha filha está passando pelo processo de seleção para o vestibular. Ela não somente fez a prova do ENEM como também se submeteu ao vestibular de várias universidades no Brasil. Em mais de uma situação, ela teve que ficar confinada durante todo o sábado para fazer a prova até tarde da noite. Durante o ENEM, minha esposa e eu visitamos as salas onde os alunos adventistas estavam confinados, em Artur Nogueira (SP), e oramos mais de uma vez com os candidatos. Apresentava-me como o pastor de plantão e os organizadores me deram acesso às diversas salas. Minha esposa aproveitava e ia junto. A situação mais interessante ocorreu quando minha filha ficou confinada sozinha, o dia todo, em Belo Horizonte, desde as 8h da manhã, para fazer, depois do sábado, a prova de seleção para a Faculdade de Medicina de Barbacena. Por volta das onze da noite, a única coisa que a incomodava era o ronco dos fiscais, adormecidos em seus postos. No dia da batalha pelo morro do Alemão, no Rio de Janeiro, ela também estava naquela cidade enfrentando mais um vestibular. Em todos os lugares onde fez a prova, contou com o apoio logístico de pastores adventistas que, não somente a buscavam no aeroporto, mas também a levavam para as provas. A igreja adventista é realmente uma família. Em alguns casos, ela me confidenciou que meus colegas pastores cuidaram dela como se cuidassem da própria filha.

Para animá-la nos momentos de dificuldade, fiz a seguinte paráfrase do salmo 23:

SALMO DO VESTIBULANDO

O Senhor é meu professor; não serei reprovado. Dá-me segurança na hora dos testes, guia-me intelectualmente às boas notas, renova a minha disposição. Orienta-me na hora das dúvidas porque Se interessa pelo meu desempenho.

Ainda que o vestibular só tivesse questões de matemática, não erraria questão alguma, porque o Senhor está comigo; é Ele quem me sopra as fórmulas e a interpretação.

Preenche para mim o gabarito na presença dos meus concorrentes.

Enche a minha cabeça de ideias, a minha redação se destaca.

Certamente que a calma e a determinação estarão sempre comigo e farei o curso da minha escolha.

Minha filha ainda não passou no vestibular. Entretanto, com o apoio que ela tem recebido da igreja, de sua família e de seu Deus, achamos que isso será só uma questão de tempo...

Engenheiro Coelho, 21/12/2010

No comments: