Saturday, April 29, 2017

As vantagens do carro popular


Milton L. Torres


                Até o carro que dirigimos e a roupa que usamos podem aproximar ou afastar as pessoas. Essas duas coisas são o que costumamos chamar de indicadores de status. Em geral, quanto maior o status, mais afastados e remotos os indivíduos se tornam, isto é, difíceis de alcançar. Eu dirigi carros populares toda a minha vida adulta e cheguei à conclusão de que sempre fiz a melhor escolha. Há muitas vantagens sociais nos carro populares. Em geral, são mais econômicos e de fácil manutenção. Além dessas vantagens práticas, os carros populares sempre me ajudaram em outros importantes aspectos da vida. Como não têm muita potência, eles me ajudam a não exceder os limites de velocidade e não me dão tanta impressão de segurança, que eu esteja disposto a entrar em disputa com os outros veículos na pista. De fato, eu me considero um motorista bastante comedido e jamais competi com quem quer que seja ao volante. Saio do caminho de quem está com pressa e não fico melindrado quando alguém faz uma manobra inesperada ou arriscada. Em vez disso, simplesmente dirijo defensivamente e deixo cada um cuidar de sua vida, sem buzina, impropérios ou gestos intempestivos.
                Outra vantagem dos carros populares é que ninguém os trata como divas ou ídolos a quem tenhamos que prestar reverência. Qualquer um pode entrar no meu carro, independente de ter os pés limpos ou não. Qualquer um pode lhe bater a porta. Qualquer um pode comer em seu interior. Meu cachorro anda nele e, se eu tivesse gato, ele também seria bem-vindo. Minha mulher o dirige e também os meus filhos. Quando aparece um arranhão na lataria, só percebemos isso a custo e nem sabemos dizer de quem é a culpa. E, a menos que o dano seja considerável, isso simplesmente não importa... Portanto, posso dizer que meu carro contribui para que eu tenha uma vida menos estressada e, sendo assim, posso me relacionar melhor com as pessoas. Não me entenda mal. Não estou insinuando que, só porque alguém tenha outro tipo de carro, essa pessoa não possa ser desprendida em relação aos bens materiais. No entanto, parece-me que é mais difícil sê-lo quando se investe muito em determinado bem.
                O que eu mais gosto no meu carro popular é que ele diz para as pessoas que eu sou exatamente como elas e que não me considero melhor do que ninguém. Repito: não estou criticando aqueles que têm carro de luxo. Só estou dizendo que eles podem dar a falsa impressão de que um ser humano é melhor do que o outro. Acreditar nisso seria uma grande tolice... Numa época em que as pessoas ficaram tão carentes de atenção, é melhor ser abraçado por quem se considera igual a nós do que ser gratificado pela impressão solitária de que somos superiores aos outros em alguma coisa. Portanto, o meu carro popular me ajuda até com minha autoestima. Sou importante não porque sou melhor, mas porque sou igual aos outros, humano, e todo ser humano é importante!
                Da minha parte, andaria de bicicleta ou de ônibus, se fosse necessário, com a mesma felicidade, desde que eu tivesse um mínimo de convicção de que ninguém está me explorando. Na minha república platônica, ciceroniana, ideal, todos os que pudéssemos, andaríamos a pé, sem pedágios e políticos. Está vendo? Até nisso o meu carro popular me ajuda: a ter utopias...



No comments: