Saturday, April 29, 2017

Muffins de graça


Milton L. Torres

                Quando eu era estudante em Austin, no Texas, meu colega Hélvio Peixoto teve uma ideia genial. Ele foi a uma das padarias da cidade e solicitou que os pães não vendidos durante a semana fossem doados para os alunos estrangeiros da universidade. O apelo conseguiu convencer os administradores da padaria, que produzia uma espécie artesanal de pão e outras coisas que as padarias vendem. Toda sexta-feira, portanto, um aluno passava na padaria e recolhia um saco de guloseimas. Quem tinha essa responsabilidade, escolhia primeiro. Depois, levávamos tudo para a casa de alguém e, ali, repartíamos o butim. É difícil dizer o que era mais prazeroso, se comer os pães gratuitos ou a expectativa de que petisco excepcional iria cair na minha vez de escolher.
                O que mais me atraía era o pão italiano e os muffins de cobertura criativa e sabores sortidos. Mas eu me contentava com qualquer coisa que me coubesse. Eram tempos ingênuos em que as maiores preocupações eram tirar uma boa nota na prova de grego ou levar as crianças para receber as vacinas. Eram tempos parcimoniosos nos quais tínhamos que nos esforçar para viver dentro do orçamento de um casal com filhos pequenos em que os dois cônjuges estudavam. Mesmo assim, tínhamos a bem-aventurança dessa aventura infantil, quase sobrenatural, em que nos reuníamos felizes e nos sentíamos o objeto da mais elevada consideração do Pai.
                Quem dera se, agora, eu só tivesse que me preocupar com provas e vacinas! Quem dera se eu ainda pudesse esperar um muffin grátis toda sexta-feira! Quem dera se eu pudesse contar com amizades tão sinceras e sentimentos tão casuais e despretensiosos! Quem dera se eu tivesse ainda o coração tão inocente e inexperiente em perfídias. Quem dera eu tivesse o mesmo contentamento! Quem dera!
                Talvez você se lamente, hoje, das circunstâncias difíceis, do orçamentos modesto, da vida frugal. Não o censuro. Por outro lado, eu lhe peço que não deixe que os dissabores e decepções da vida o impeçam de apreciar o sabor do muffin gratuito quando ganhar um...





No comments: